A neurociência estuda o sistema nervoso de forma mais ampla e completa. Sua atuação comporta desde a formação e a estrutura, funcionamento e desenvolvimento das atividades mentais, e complementa com as conexões do cérebro com o nosso comportamento.
Muito complexa e extensa, a Neurociência é dividida em 5 ramos, sendo eles :
- Neurofisiologia
Investiga as diferentes atividades que o sistema nervoso reproduz, como os impulsos nervosos, além disso, atua na relação entre os dois sistemas, o central e o periférico, e estuda os males que ali surgem, como o Parkinson.
- Neuropsicologia
Estuda a interação entre os impulsos nervosos e as funções psíquicas. Este ramo, procura investigar como problemas neurológicos interferem e afetam o comportamento humano. Sendo assim, o meio campo entre medicina e psicologia.
- Neurociência Comportamental
Essa é uma das que mais trabalhamos aqui no MelhordeSi, pois a neurociência comportamental procura investigar e explicar como os nossos processos mentais como sentimentos, emoções e pensamentos, acabam por despertar nas nossas ações os padrões que repetimos de maneira automática e em todos os nossos comportamentos, sejam eles voluntários ou não.
- Neuroanatomia
O principal objetivo, é compreender como funciona cada uma das três estruturas que compõe o nosso sistema nervoso central.
São elas: O cérebro, a coluna vertebral e os nervos periféricos externos.
Dividindo assim, fica mais fácil delimitar a atuação e a importância de cada parte do todo.
- Neurociência cognitiva
A neurociência cognitiva é como se fosse, uma subárea da neurociência comportamental. Com o foco nos comportamentos mais complexos, como aprendizado e memória, por exemplo. Não fica restrita apenas ao sistema nervoso, pois tem ligação com as experiências vivenciadas, que quando processadas, viram conhecimento.
Além disso, é uma ciência interdisciplinar que colabora com outros campos como a educação, química, ciência da computação, engenharia, antropologia, linguística, matemática, medicina, filosofia, física, comunicação, anatomia e psicologia.
Qual a sua dúvida sobre a Neurociência? Escreve aqui nos comentários!